PT vai STF contra omissão do governo Bolsonaro no combate às queimadas no Pantanal e na Amazônia

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), apresentou ao Supremo Tribunal Federal, em nome da legenda, uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra o governo Jair Bolsonaro, acusando-o de se omitir diante das queimadas no Pantanal e na Amazônia, que estão ardendo há semanas, sem que medidas tenham sido tomadas.

LEIA TAMBÉM
Lula vence no TSE

Requião entra na campanha eleitoral de 2020

Sob Bolsonaro, carne virou artigo de luxo e comida virou coisa de rico

A ação apela para que o STF obrigue o governo a adotar medidas de contenção ao avanço e aos efeitos das queimadas. O Pantanal já teve 15% de sua área comprometida pelo fogo. O PT quer a adoção de esforços, incluindo de recursos financeiros e humanos. Gleisi acusa o Planalto de só ter tomado providências – ainda assim modestas – por pressões internacionais.

Governo incendiário
O PT apela para o STF incitar a administração federal a apresentar estudos sobre o impacto dos incêndios para a população da região e a elaboração de um projeto de saúde pública integrada com Estados e municípios voltado ao atendimento às comunidades afetadas. De acordo com a ação, o governo precisa, ainda, instituir um programa de tratamento veterinário aos animais silvestres resgatados.

Economia

“O aumento dos focos e da intensidade das queimadas tem como elemento se não propulsor, mas favorecedor, a ausência de medidas do poder púbico federal efetivamente voltadas à proteção, preservação do meio ambiente e coibição do uso e exploração inadequados”, argumenta.

Política ambiental inexistente

De acordo com a ADPF, o PT defende ainda que o Supremo determine a criação de uma comissão multidisciplinar independente para acompanhar a atuação do governo. A sugestão é que grupo seja formado por pesquisadores e cientistas, representantes da sociedade civil com atuação comprovada em entidades que trabalham pela defesa do meio ambiente, autoridades dos governos estaduais onde estão alocados os biomas atingidos e lideranças das comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas afetadas.

“São duas as mãos que acendem o fogo dos biomas brasileiro”, apontam os advogados Eugênio Aragão e Angelo Ferraro. “É grave que uma delas seja a do governo federal na medida em que recusa o exercício dos poderes de polícia”.

Ambos reclamam: “As queimadas no Pantanal, já sob os antecedentes das queimadas da Amazônia, demonstram que a política para o meio ambiente hoje adotada pelo Executivo em nada se coaduna à Política Nacional do Meio Ambiente preconizada pela Constituição Federal com estatura de garantias fundamentais, inclusive sob a concepção conglobante do meio ambiente como elemento essencial ao direito à vida em todos dos seus aspectos de viabilidade – tal como a saúde e o bem-estar – para as gerações presentes e futuras”.

Pressão internacional
Na ação, o PT sustenta ainda que a “modesta” atuação do Planalto só ocorreu por pressões internacionais. Em discurso na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na última terça-feira, 22, o presidente atribuiu aos índios e caboclos a disseminação do fogo nas florestas. Bolsonaro ainda teve o desplante de dizer que os incêndios são usados em uma “brutal campanha de desinformação” com o objetivo de atacar o governo.

Aragão e Ferraro, com outros quatro advogados, requerem do STF que o Ministério do Meio Ambiente, comandado por Ricardo Salles, apresente explicação detalhada sobre a execução orçamentária em 2019 e 2020. Nos últimos dois anos, os gastos com gestão ambiental vêm caindo, por conta da agenda econômica do ministro da Economia, Paulo Guedes, que impõe cortes em investimentos e nas ações do governo. Além disso, a aprovação da Emenda do Teto dos Gastos Públicos, aprovada depois da queda de Dilma Rousseff com o impeachment fraudulento, vem impedindo a capacidade do Estado de adotar as medidas necessárias para o enfrentamento da crise.

Da Agência PT