Venda da Embraer é crime contra o país, denuncia sindicato


A venda da Embraer para a norte-americana Boeing, aprovada nesta terça-feira (26), em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) dos acionistas, é um crime contra o país e coloca sob ameaça milhares de empregos, a indústria aeronáutica e a soberania do país no setor, denuncia o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Região do Vale do Paraíba (SP).

Durante a Assembleia Geral, o sindicato realizou um ato contra a venda da Embraer, em frente à sede da fábrica. Participaram diversas entidades sindicais, movimentos sociais e partidos políticos.

As entidades sindicais da categoria também consideram que a própria AGE ocorreu em um ambiente irregular e, por isso, será questionada na Justiça pelos sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos, Araraquara e Botucatu. As entidades entrarão com recurso contra a decisão da presidente do Tribunal Regional Federal – 3ª. Região, Therezinha Cazerta, responsável por ter cassado a liminar que suspendia a AGE.

Também passará para a Boeing o poder de decidir sobre o futuro da Embraer e de todos os trabalhadores. Se a norte-americana decidir não trazer novos modelos para o Brasil nos próximos cinco ou dez anos, será o fim da Embraer – pelo simples fato de não ter aviões a serem construídos, alerta o sindicato.

*Com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos