Alberto Fernández, candidato presidencial peronista, visita Lula


O candidato peronista à presidência da República da Argentina, Alberto Fernández, que forma chapa com Cristina Kirchner, visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (4) na sede da Polícia Federal em Curitiba.

“Lula é importante para os argentinos, que têm enorme reconhecimento e carinho pelo ex-presidente”, declarou, ao sair do encontro. Ele estava acompanhado do ex-chanceler Celso Amorim.

“Sou professor de Direito na Universidade de Buenos Aires há 35 anos e vejo com muita preocupação a prisão de Lula. Na verdade, estar ao lado de Lula é necessário até que se entenda que é necessário respeitar os direitos também de Lula”, disse Fernández. “É um homem cuja inocência é clara e tem todo direito de estar em liberdade.”

LEIA TAMBÉM
Partidos de oposição representam contra Sérgio Moro na PGR

Ele acrescentou que a detenção de Lula é simbólica para toda a América do Sul. Segundo Amorim, Lula disse ao peronista que “sua primeira tarefa é ganhar a eleição” contra o atual presidente, Mauricio Macri.

Fernández comentou o recém-fechado acordo entre União Europeia e Mercosul e disse não conhecer o tratado em detalhes. Porém, destacou que tem enorme preocupação, porque ele traz riscos de desindustrialização dos países, que vão exportar matérias-primas em troca de bens manufaturados europeus.

Economia

“Não discordamos de um acordo de integração com a União Europeia. Mas a impressão que tenho é que foi um acordo anunciado precipitadamente para que Macri possa aparecer com esse trunfo em sua campanha”, afirmou o argentino. “A França está rechaçando. Se a segunda economia da Europa rechaça, em que consiste esse acordo? O que mais preocupa é que condena a Argentina a uma desindustrialização muito grande.”

A chapa peronista lidera as últimas pesquisas para as eleições presidenciais de outubro no país vizinho.

*Com informações da RBA – Foto de Joka Madruga.