Manifestação mostrou o envelhecimento do apoio a Moro e à Lava Jato

As manifestações deste domingo (30) em apoio ao ministro Sérgio Moro e à Lava Jato chamaram a atenção do Blog do Esmael por dois motivos: 1- o envelhecimento das pessoas que forma às ruas e 2- a tentativa de fundir a força-tarefa com a imagem do ex-juiz, fato que ele nega ter havido –apesar dos vazamentos publicados pelo site The Intercept Brasil.

A ausência da juventude nos protestos de ontem mostrou que a mocidade se desiludiu com a Lava Jato e preferiu caminhar nos parques, participar de um churrasco com amigos, assistir futebol ou filme do Netflix a vestir a carapuça de “tonto do MBL”, como diria Moro.

Várias senhorinhas e senhorzinhos, alguns tiozões e tiazinhas, eram o público nas diminutas manifestações em defesa de Moro e da Lava Jato. Portanto, houve um rápido envelhecimento da Lava Jato, típico fim da linha.

LEIA TAMBÉM
Glenn Greenwald sabe por que Deltan Dallagnol não entregou o celular para perícia da PF

O Blog do Esmael checou in loco a faixa etária das pessoas de boa-fé que se concentraram na Boca Maldita, centro de Curitiba, e nas imagens de outras cidades do País. A constatação foi a mesma: a Lava Jato enfraqueceu, perdeu força, sintoma de uma senilidade anunciada.

Diante desse quadro que é real, do envelhecimento e da diminuição da base social da Lava Jato, a pergunta pertinente é: até quando Sérgio Moro aguenta no cargo de Ministro da Justiça?

Economia

Também não é de somenos outro questionamento: o procurador Deltan Dallagnol continua na chefia da Lava Jato até quando?

Os jovens desistiram da Lava Jato porque viram que ela só causou divisão na sociedade –entre irmãos, amigos e parentes– e perceberam que a força-tarefa (leia-se Moro/Deltan) quebrou empresas, ampliou o desemprego, os tirou das escolas e os jogou de volta à pobreza. Ou seja, a degradação da economia e a falta de resposta de Jair Bolsonaro, por serem tudo junto e misturado, afunda todos ao mesmo tempo (governo, MPF e judiciário).