Queimadas cresceram quase 60% neste ano em todo o país, diz Inpe


Os números divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que até agosto deste ano já foram mais de 66,9 mil focos de queimadas pelo país. O número alarmante de queimadas é recorde, o que chocou o mundo.

O levantamento do Inpe, feito diariamente por satélite, mostra que apenas entre o domingo (18) e a terça-feira (20), apareceram 1.346 novos focos no país. Desde a última quinta-feira (15), são 9.507 novos pontos de queimada. A floresta Amazônica concentra 52,5% dos focos de incêndios de 2019 no Brasil.

Além disso, cinco Estados tiveram um maior aumento no número de queimadas no Brasil desde o início do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Mato Grosso do Sul, com uma alta de 260% em relação a 2018; Rondônia, com 198%; Pará, com 188%; Acre, com 176%; e Rio de Janeiro, com 173%. Se tomarmos como base apenas o número, Mato Grosso é líder, com 13.641 ocos, o que representa 19% do total nacional.

Lula recebe ex-presidente da FAO e geólogo que descobriu o pré-sal nesta quinta

Gleisi: Bolsonaro, as corporações e as fragilidades das instituições

Apesar dos dados do Inpe, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) contestou as queimadas que tomam o país e acusou as Ongs de estarem por trás dos casos. Bolsonaro alega que o aumento de incêndios florestais pode ter sido causado por ONGs, em retaliação ao corte de verbas do Executivo para as organizações. O que é mais uma falácia de Bolsonaro.

Economia

“Então, pode estar havendo, não estou afirmando, ação criminosa desses “ongueiros” para exatamente chamar a atenção contra a minha pessoa, contra o governo do Brasil”, afirmou Bolsonaro.

Bolsonaro também alegou que governadores da região Norte são “coniventes” com o aumento do desmatamento e de queimadas na Amazônia. Sem citar nomes, ele disse que alguns governadores “não estão movendo uma palha” para resolver a situação e que “estão gostando” de toda a situação.

Enquanto isso, o país arde…