Tábata Amaral prepara lançamento de um novo partido, o “Acredito”

A deputada Tábata Amaral (PDT-SP), após votar favoravelmente à reforma da previdência, entrou em rota de colisão com a direção nacional pedetista. Por isso ela lançará nesta quinta (15), em Brasília, um estranhíssimo manifesto pela “Renovação dos Partidos”.

Os mandachuvas do PDT, Carlos Lupi e Ciro Gomes, defendem a expulsão de Tábata da agremiação por que ela não seguir a orientação partidária. Se isso ocorrer, com justa causa, ela perde o mandato.

Somente o surgimento de uma nova legenda, de acordo com a legislação, motivaria a “excludente de ilicitude” (justa causa) da deputada que votou pelo fim da aposentadoria.

LEIA TAMBÉM
Moro pode sofrer nova derrota hoje na Câmara

Bolsonaro escatológico ataca a Argentina e chama esquerda de cocô; assista

Globo estuda divulgar arquivos da #VazaJato em parceria com o Intercept

Economia

Atualmente, há 33 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maioria deles “novos” que também surgiu sob o signo da “renovação” dos partidos e da política.

Tábata Amaral é identificada no mundo da política como sendo da “Bancada do Lemann”, em alusão ao empresário Jorge Paulo Lemann, dono da AMBEV, bilionário brasileiro que figura na lista da Forbes como um dos homens mais ricos do mundo.

A seguir, leia a íntegra do comunicado de Tábata:

Manifesto pela Renovação dos Partidos

Consideramos que partidos fortes são centrais para a democracia e fundamentais para o encaminhamento das soluções dos problemas coletivos. Acreditamos, no entanto, que o resgate da legitimação social dos partidos brasileiros passa por mais transparência, mais democracia interna, mais equidade e mais integridade e que, para tanto, é necessário alterar regras e práticas adotadas pelos partidos.

Na quinta-feira, 15 de agosto, às 10h haverá uma coletiva de imprensa em que Transparência Partidária, Movimento Acredito – por meio de seus parlamentares Tábata Amaral (PDT/SP), Felipe Rigoni (PSB/ES) e Alessandro Vieira (CIDADANIA/SE) – e demais entidades apoiadoras, farão a leitura do Manifesto pela Renovação dos Partidos, assinatura e protocolo de projeto de lei, e breve apresentação à imprensa das mudanças propostas para resolver os problemas da legislação atual.

Serviço
Apresentação Reforma dos Partidos
Data: 15/05
Horário: 10h
Local: Gabinete do Senador Alessandro Vieira -Senado Federal Anexo 2 Ala Afonso Arinos Gabinete 08