Vox Populi: 53% dos brasileiros defendem novo julgamento para Lula

Pesquisa do Instituto Vox Populi divulgada nesta terça-feira (27) demonstra que a maioria da população considera que o ex-presidente Lula tem direito a um novo julgamento e que sua condenação deve ser anulada.

A pesquisa foi contratada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e os resultados completam devem ser divulgados na quarta-feira.

As mensagens trocadas pelos procuradores da força tarefa da Operação Lava Jato do Paraná, divulgadas pelo site The Intercept Brasil, mudaram a percepção dos brasileiros sobre a legalidade da operação e a consequente condenação do ex-presidente Lula, avaliam os petistas.

Segundo o site do PT, a diferença entre os resultados das pesquisas Vox Populi e CNT/MDA se explica porque a Vox perguntou se Lula deve ser solto para ter novo julgamento. A CNT perguntou se devem ser soltos os condenados pela Lava Jato (todos e não apenas Lula).

Agressões da lava jato a Lula, Marisa e família revoltam as redes sociais

Confira os resultados da pesquisa:

Economia

Para você, pelo que a imprensa divulgou, Lula deveria ter direito a um novo processo sem irregularidades, para que seja averiguado se ele cometeu ou não algum crime; ou a sentença atual deve ser mantida e ele continuar preso?

E na sua opinião, o que o Supremo Tribunal Federal deveria fazer: anular acondenação e mandar soltar o Lula, abrindo um novo processo; ou manter a condenação e a prisão dele?

Pelas conversas reveladas, Moro deu conselhos e manteve conversas privadas com procuradores da Lava Jato sobre o processo de Lula, sem o conhecimento da defesa do ex-presidente, entre outras irregularidades que são proibidas por lei.

Na sua opinião: