Bolsonaro ameaça não assinar Prêmio Camões para Chico Buarque


O presidente Jair Bolsonaro (PSL) e os seguidores de Olavo de Carvalho no Palácio do Planalto estão administrando nestes dias uma “saia justa” sem muito pano para cobrir o desconforto. O motivo é a assinatura do Prêmio Camões de Literatura para o compositor e escritor Chico Buarque de Holanda. “Olavetes”, seguidores do guru Olavo de Carvalho, opinam que o presidente não deve assinar o diploma para o ídolo esquerdista.

O prêmio em dinheiro chega a 100 mil euros, que devem ser pagos, em parcelas iguais, por Brasil e Portugal. A parcela do Brasil já foi paga no mês de junho, segundo informações da Biblioteca Nacional. Em maio, o júri do prêmio, composto por representantes de Brasil, Portugal, Moçambique e Angola, escolheu Chico Buarque por unanimidade.

Os defensores da não assinatura do prêmio argumentam que Bolsonaro precisa fazer um “gesto político” contra a esquerda. Já os funcionários da área diplomática e cultural afirmam que, como o valor em dinheiro já foi liberado, a assinatura seria apenas protocolar e, por isso, o presidente deveria seguir a tradição e fugir de uma rusga diplomática com o governo de Portugal.

Chico Buarque, Carol Proner e Haddad entregam carta de juristas a Lula

Chico Buarque ganha Prêmio Camões de Literatura

Unicef e entidades se manifestam sobre assassinato de Ághata

Economia

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, já assinou as três vias do diploma que agora estã em mãos do governo brasileiro.

Com a palavra, ops, a caneta, Bolsonaro…