Datafolha: 67% dos brasileiros rejeitam privatizações de estatais

Pesquisa Datafolha feita entre os dias 29 e 30 de agosto mostra que 67% dos brasileiros são contrários às privatizações de empresas públicas. Outros 25% são favoráveis. 6% declararam não saber, e 2% são indiferentes. Os números foram divulgados pelo jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o Datafolha, 60% são contrários à entrega dos Correios e 33% favoráveis. Com relação os bancos públicos, 65% discordam da privatização e 29% concordam. A rejeição à venda da Petrobras é ainda maior, 67% se opõem à medida, enquanto que 27% apoiam.

LEIA TAMBÉM:
Reação ao receber release de Deltan Dallagnol: kkkk

Mentiras de Moro reveladas pela #VazaJato são lançadas em livro nesta terça-feira

Carluxo Bolsonaro reclama da lentidão das ‘vias democráticas’

No mês passado, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) divulgou uma lista de empresas que deseja entregar à iniciativa privada. Estão na relação as seguintes estatais: Telebras, Correios, ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias), Emgea (Empresa Gestora de Ativos), Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), Ceagesp, Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada) e porto de Santos, Eletrobras, CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre), Ceasaminas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais), Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo) e Casa da Moeda. A Lotex (raspadinha) também será concedida.

Economia

A Petrobras não está na lista, mas o ministro da Economia, Paulo Guedes, já disse que a privatização da empresa não está descartada por Bolsonaro.

O Datafolha ouviu 2.878 pessoas em 175 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.