Salários dos professores: ‘Vou atacar a zebra mais gorda’, diz Weintraub

Abraham Weintraub
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante o 21º Fórum Nacional de Educação Superior Particular, disse que é preciso “atacar a zebra mais gorda”, se referindo aos salários de professores das universidades federais. A ameaça é um ataque direto à estabilidade e aos planos de carreira dos docentes das universidades públicas.

Segundo o ministro, “cobrar mensalidade de quem pode pagar não vai resolver nada”. “Eu tenho que ir atrás de onde está a zebra mais gorda, que é o professor de uma federal, com dedicação exclusiva, que dá oito horas de aulas por semana e ganha de R$ 15 mil a R$ 20 mil por mês.”

A fala ocorreu enquanto o ministro comentava que “cobrar mensalidade dos alunos das universidades públicas seria uma vitória de Pirro”, segundo ele, porque não resolveria o problema do deficit do orçamento brasileiro. Segundo Weintraub, o gasto é uma “fortuna de dinheiro com uma pequena quantidade de pessoas.”

LEIA TAMBÉM:

Sem noção, Ministro Weintraub publica vídeo tripudiando da prisão de Lula

Senador francês visita Instituto Lula e assina abaixo-assinado

Economia

STF retoma julgamento que pode favorecer Lula; ao vivo

Weintraub afirmou ainda que “não vai fazer nada” em relação ao programa de Financiamento Estudantil (Fies). “Vocês têm de se virar”, disse em resposta aos representantes das universidades particulares.

O Ministério da Educação também pretende exigir a contratação dos professores por meio da carteira assinada, a CLT. Esse processo atualmente ocorre por concurso público.