Bolsonaro lamenta vitória de Fernandéz na Argentina

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) lamentou nesta segunda-feira (28) a vitória de Alberto Fernández nas eleições da Argentina, realizadas no domingo (27), e criticou o novo presidente peronista por ele ter pedido Lula livre.

“Eu lamento. Não tenho bola de cristal, mas acho que os argentinos escolheram mal. O primeiro ato do Fernández foi Lula Livre , dizendo que ele está preso injustamente. Já disse a que veio, sem contar que tem gente de esquerda lá”, disse o presidente ao deixar os Emirados Árabes, onde estava desde sábado (26).

LEIA TAMBÉM:
Alberto Fernández é o novo presidente da Argentina

Por que não te calas, Bolsonaro?

Caiu o ‘Muro de Berlim’ dos neoliberais na América Latina

Bolsonaro também afirmou que não pretende parabenizar Fernández pela vitória.

Economia

“Não pretendo parabenizá-lo. Agora, não vamos nos indispor. Vamos esperar o tempo para ver qual é a posição real dele na política, porque ele vai assumir, vai tomar pé do que está acontecendo e vamos ver qual linha que ele vai adotar”, disse.

Bolsonaro disse ainda que quer manter relações bilaterais com a Argentina, mas que os vizinhos podem ser “afastados” do Mercosul se o novo presidente interferir no acordo do bloco com a União Europeia.

“Não digo que sairemos do Mercosul, mas poderemos juntar com o Paraguai. Não sei o que vai o que vai acontecer com o Uruguai, vamos ver o que vai ser nas eleições do Uruguai, e decidimos se a Argentina fere alguma cláusula do acordo ou não. Se ferir, nós podemos afastar a Argentina. A gente espera que nada disso seja necessário. Espero que a Argentina não queira, na questão comercial mudar o seu rumo”, afirmou.

Com a ex-presidenta Cristina Kirchner como vice na chapa, Alberto Fernández derrotou neste domingo o atual presidente, Mauricio Macri, no primeiro turno das eleições Argentinas. Fernández obteve 48,02% dos votos; Macri, 40,46%.

Com informações de O Globo.