CNJ atesta que Lula já cumpriu 1/6 da pena desde domingo

Foto: Juliana Adriano | MST

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva alcançou 1/6 da pena em 29 de setembro (domingo passado) deste ano, de acordo cálculo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), anexado nesta quarta-feira (2), ao processo da execução penal de Lula. O Ministério Público Federal (MPF) pediu a progressão de regime dele na sexta-feira (27).

Ele cumpre uma injusta e arbitrária condenação de 8 anos, 10 meses e 20 dias relacionada com a farsa judicial montada pela Lava Jato no chamado caso do triplex do Guarujá (SP). O ex-presidente está preso deste 7 de abril de 2018, na Superintendência da Polícia Federal (PF), no bairro de Santa Cândida, em Curitiba.

Em carta, divulgada na última segunda-feira (30), Lula diz que não aceita ‘barganhar’ a sua liberdade em troca de uma prisão domiciliar condicionada. “Não descansarei enquanto a verdade e a justiça não voltarem a prevalecer”, afirmou.

LEIA TAMBÉM:

250 juristas divulgam manifesto em apoio à decisão do ex-presidente Lula

Em nota, PT diz que Lava Jato arma nova farsa judicial contra Lula

Economia

“Pedido do MPF é uma manobra dos meus algozes”, diz Lula a Gleisi

O que Lula quer, conforme a defesa, é que a Suprema Corte possa analisar os pedidos que foram apresentados sobre a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro e dos procuradores da Operação Lava Jato