Ford fecha em São Bernardo do Campo e futuro da fábrica segue indefinido

protesto Fordeu
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC divulgou que a produção do complexo da Ford em São Bernardo do Campo, região do ABC em São Paulo, será encerrada nesta quarta (30). Após o fim da fabricação do Fiesta na planta em junho, a única linha de montagem ativa era a dos caminhões.

Após o fim da produção de caminhões, os funcionários remanescentes da fábrica de São Bernardo do Campo terão que aguardar por algum posicionamento sobre o futuro do complexo. O plano da Ford era fechar a fábrica de vez, mas o governador João Dória articula possíveis compradores. O único grupo econômico que revelou intenção de comprar a planta foi o Grupo Caoa.

Os aproximadamente 650 funcionários que ainda permanecem na planta serão dispensados a partir de quinta-feira (31), na base de 100 por dia. Parte do pessoal administrativo continuará trabalhando no local, até março, quando haverá transferência para o bairro paulistano da Vila Olímpia.

LEIA TAMBÉM:

Lula envia carta aos trabalhadores e trabalhadoras da Ford

Defesa de Lula pede para STF suspender julgamento do TRF-4 sobre sítio de Atibaia

Economia

Doria recruta ex-bolsonarista Bebianno para o PSDB

A Ford anunciou o fechamento da fábrica em fevereiro. Representantes dos trabalhadores foram aos Estados Unidos conversar com a direção mundial da empresa, sem sucesso. Em setembro, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, a Caoa oficializou sua intenção de comprar a fábrica instalada no bairro do Taboão.

A Ford também foi um dos palcos da retomada do sindicalismo nos meados dos anos 70 durante a ditadura militar.