Ricardo Salles levou 41 dias para acionar plano de emergência no Nordeste

O Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional, o PNC, foi elaborado em 2013, por decreto da presidenta Dilma Rousseff (PT). O ministro da devastação do Meio Ambiente de Bolsonaro, Ricardo Salles (Novo) levou 41 dias para acionar o Plano no desastre de derramamento de petróleo no Nordeste.

Após o decreto de Dilma, o Plano teve sua primeira versão completa em 2018, atrasada, e não chegou a ser publicado oficialmente. Limitada a um círculo restrito da cúpula de ministério, Ibama, Marinha e ANP (Agência Nacional do Petróleo), a obra não foi compartilhada com estados e municípios.

O manual foi obtido pelo Jornal O Globo. Segundo a publicação foram cometidas, ao menos, oito violações de procedimento pelo governo.

Para piorar, em abril o governo dissolveu dois comitês de reação ao incidente com óleo, que também eram exigências do decreto de Dilma.

O processo decisório para implementar o plano nacional de contingência para o óleo poderia ter sido iniciado em 30 de agosto, algo que o manual prevê quando “há risco de toque de óleo na costa brasileira”.

Naquele dia, quatro praias em Conde (PB), amanheceram oleadas. Em 2 de setembro, o derramamento já era emergência interestadual, com 19 praias oleadas em três estados diferentes, Pernambuco, Sergipe e Paraíba.

Economia

Mas é mais fácil ficar no Twitter e culpar a Venezuela e o Greenpeace, não é ministro.

Com informações do Globo.

LEIA TAMBÉM
Salles insinua que Greenpeace está envolvido no derrame de petróleo no Nordeste

Nordestinos limpam praias no braço e chamam a Anitta: “Ei, Bolsonaro, vai…”

Deputados protocolam pedido de CPI sobre óleo nas praias do Nordeste

Ativistas do Greenpeace são presos por protesto em frente ao Palácio do Planalto

‘Dia do fogo’ no Pará foi ação de fazendeiros e empresários, apontam investigações