Bolsonaro se opõe a Moro ao defender “juiz de garantias” contra abusos de juízes

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, poderá sofrer mais uma derrota no âmbito do pacote anticrime que apresentou. Só que desta vez a “punhalada” virá do próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Neste mês, Moro levou sabugadas na Câmara e no Senado. As duas casas rejeitaram a excludente de ilicitude (licença para matar) para policiais e a prisão em segunda instância, projeto aprovado no Senado, que parou na Câmara.

Quanto ao juiz de garantias, trata-se de um magistrado responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e que não fará o julgamento do mérito do fato. É um cara que, se existisse no Brasil, poderia ter segurado as barbaridades e crimes cometidos pela força-tarefa Lava Jato.

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional prevê que o “juiz de garantias” tomará decisões durante o processo como determinar prisões provisórias ou quebra de sigilo; e outro para julgar o caso no final. Atualmente, o juiz que participa da fase de inquérito é o mesmo que determinará a sentença.

“O juiz de garantia, o que o Moro alega é que a Justiça não tem como bancar com recurso mais um juiz na comarca para tratar do assunto. Agora, falam tanto em democracia, nós sabemos que o ser humano está aí, um juiz pode cometer absurdo na sua comarca”, dividiu Bolsonaro.

Na prática, a ideia do Palácio do Planalto é conter possíveis abusos de autoridade de juízes e procuradores sancionando o artigo que cria a figura do “juiz de garantias”. Afinal de contas, o seguro já morreu de velho…

Economia

O presidente Jair Bolsonaro falou neste sábado (21) aos jornalistas durante uma conversa de mais de duas horas no Palácio da Alvorada, em Brasília.

LEIA TAMBÉM
Bolsonaro desconfia que está levando “chifre” de Moro

Bolsonaro critica investigação do Caso Marielle Franco

Bolsonaro é eleito pelo Blog do Esmael o Pior do Ano 2019

Doria e Covas aumentam tarifas de ônibus, metrô e trem na virada do ano