Ibope: Despenca a aprovação de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) continua descendo ladeira abaixo, segundo todos os institutos de pesquisa.

O Ibope trouxe números nesta sexta-feira (20) que causaram dor de barriga na milícia e no Palácio do Planalto.

Segundo sondagem realizada entre 5 e 8 de dezembro, mas que somente hoje vieram à tona, o quadro é este:

  • 53% não aprovam a maneira de Bolsonaro governar (eram 40% em abril e 48% em junho e 50% em setembro). Aqueles que aprovam somam 41% (eram 51%, 46% e 44% nas pesquisas anteriores). Um total de 6% não quiseram responder.
  • A confiança em Bolsonaro também decresceu, mas marginalmente, dentro da margem de erro. Os que disseram “confiar” no presidente foram 41% dos entrevistados. Em abril, esse percentual era de 51% (caiu para 46% em junho e para 42% em setembro). Por outro lado, 56% disseram “não confiar” em Bolsonaro (eram 45% em abril e 51% em junho e 55% em setembro).
  • A avaliação positiva (ótimo e bom) do governo era de 35% em abril, caiu para 32% e 31% em junho e em setembro, respectivamente, e agora está em 29%.
  • A avaliação negativa (ruim e péssimo), por sua vez, subiu de 27% em abril para 32% em junho, em setembro chegou a 34% e agora alcançou 38%.
  • Os que consideram o governo “regular” são 31% (eram 31% em abril e os mesmos 32% em junho e em setembro). Os que não sabem ou não quiseram responder somaram 3%.

A Paraná Pesquisas e o Datafolha também identificaram que Jair Bolsonaro está em queda livre, sem parar.

O levantamento do Ibope em tela foi contratado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), que entrevistou 2 mil pessoas em 127 municípios. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

LEIA TAMBÉM
Descontrolado, Bolsonaro ofende jornalistas; assista

Economia

MPF denuncia presidente da OAB por chamar Moro de “chefe de quadrilha”

Polícia Federal inocenta Glenn Greenwald e Manuela D’Ávila nas invasões de hackers