Site divulga as principais fake news sobre Lula que estão circulando nas redes

O site do ex-presidente Lula (PT) divulgou nesta segunda-feira (2) uma lista das principais fake news que circulam nas redes sociais desde que o líder petista deixou a prisão, em 8 de novembro.

Segundo o site, a fábrica de fake news contra Lula funciona 24 horas por dia e as mentiras são distribuídas em sua maioria no WattsApp e no YouTube.

LEIA TAMBÉM:
Presidente da Funarte diz que o rock leva às drogas, ao aborto e ao satanismo; assista

Glenn Greenwald diz ao mundo que Bolsonaro é vassalo de Donald Trump

Para Orlando Silva, Bolsonaro é um ‘Napoleão de hospício’

Confira a lista das principais mentiras contadas nas redes sociais sobre Lula:

Economia

“Lula expulso do Restaurante”: Lula não foi expulso de restaurante no Paraná
O vídeo, com legenda “Expulsaram o Lula ontem”, não mostra o ex-presidente em nenhuma das suas imagens. Apesar disso, corre a internet e é febre nos “grupos de zap”.

O curioso é que o vídeo na verdade foi gravado em Natal, no Rio Grande do Norte, em agosto de 2017 e Lula não estava na ocasião. As imagens mostram uma visita do governador paulista João Doria (PSDB), então prefeito de São Paulo, à cidade.

À época Doria foi almoçar em um restaurante do shopping Midway Mall a convite do empresário Flávio Rocha, após ter sido homenageado pela Câmara Municipal de Natal. Quando chegava ao restaurante, o tucano foi vaiado por simpatizantes do PT.

Ônibus em Londres com inscrição “Lula Ladrão”
Não existe nenhum ônibus com a inscrição “Lula Ladrão”. Trata-se de uma montagem. A gravação original foi publicada no Twitter da escola de teatro Momentum Performing Arts Academy em 12 de agosto deste ano – enquanto o vídeo analisado começou a circular no dia 20 de novembro. Ao invés das palavras “Lula Ladrão” e da foto do ex-presidente, a propaganda na lateral do ônibus mostra a frase “the home of industry led learning” e o logotipo da escola. O som do vídeo também foi alterado digitalmente para incluir a fala contra Lula. Só no youtube existem centenas de vídeos, com milhares de visualizações.

Lula é xingado por militantes
Também não é raro encontrar parlamentares postando em suas contas as mentiras estimuladas nos porões virtuais.

É o caso do Coronel Tadeu, deputado federal por São Paulo pelo PSL, que postou em sua conta no twitter um vídeo fake onde Lula seria “xingado por militantes”.

A jornalista Carolina Ercolin questionou o deputado em seu twitter “ @CoronelTadeu Como homem público o sr. deveria checar os vídeos que posta. O registro de 2017 durante a caravana pelo nordeste traz os apoiadores entoando “Lula ladrão, roubou meu coração”. É fácil encontrar cópias datadas no youtube. Fazer oposição ao Lula é legítimo, mas c/argumentos francos”.

Filho de Lula expulso de restaurante em Angra dos Reis
Está sendo distribuído nos grupos de whatsapp um vídeo fake com a legenda “Filho de Lula e seus convidados apanham em Angra dos Reis. Vai ser assim com o pai e o pessoal do STF. O povo está revoltado”. O vídeo falso também pode ser encontrado em contas no Facebook e no Youtube, somando milhões de visualizações.

Lula não se solidarizou com ex-governador preso
Um vídeo no YouTube exibe um trecho cortado de um discurso de 2017 do ex-presidente Lula para dar a entender que o petista estaria defendendo que o ex-governador do Rio Sérgio Cabral não mereceria estar preso “só por ter roubado o dinheiro do povo”. Confira na íntegra a fala de Lula: “Eu estou muito triste com o que está acontecendo com o Rio. O Rio não merece a crise que está passando. Não merece ter governadores presos porque roubaram. Eu nem sei se isso é verdade, porque não acredito em tudo o que a imprensa fala. É importante investigar, saber a verdade. Quem roubou tem que estar preso”.

Lulinha não é dono do JBS nem tem patrimônio oculto
Um dos filhos do ex-presidente Lula, Fábio Luís Lula da Silva, o “Lulinha”, sempre foi alvo de uma enxurrada de mentiras, boatos e fake news. Uma mensagem fake, que utiliza de forma mentirosa o nome da revista Veja, revelaria o patrimônio oculto de Fábio. O texto que envolve o filho do Lula reúne uma dezena de informações falsas já desmentidas, como a propriedade um jatinho e sociedade com o Grupo JBS.

Fake news sobre patrimônio de Lula
O ódio e a raiva dos que disseminam boatos não tem limite. Circula em grupos de redes sociais uma mensagem sobre testamento que Marisa Leticia, falecida em 2017 após sérias complicações de saúde devido a perseguição política no qual estavam submetidos.

A mensagem não é verdadeira e o ex-presidente Lula está com seus bens bloqueados pela justiça. O espólio de Dona Marisa também segue bloqueado.

Lula não disse que é contra deixar jovem preso ‘só porque ele matou’
“Sou totalmente contra prender menor que mata pessoas. Devemos colocá-lo na escola para reeducá-lo. Quem morreu, morreu, não volta mais. Agora deixar preso um muleque (sic) ‘só’ porque ele matou, sou contra” Frase completamente mentirosa atribuída ao ex-presidente Lula em “meme” que circula nas redes sociais. A frase nunca foi dita pelo ex-presidente e não é possível encontrar nenhuma entrevista ou declaração de Lula em que ele mencionasse ser contra a prisão de alguém “só porque matou”.

Marco Aurélio Santana Ribeiro é assessor do PT e não tem nenhum vínculo com Marcola ou Marcolinha do PCC
Uma mensagem que circula nas redes sociais tenta vincular erroneamente o ex-presidente Lula à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). No dia de sua liberdade, Lula em um trecho de seu discurso do ex-presidente, em um palanque montado na frente do prédio da Polícia Federal, em Curitiba, Lula agradeceu várias pessoas, entre elas “o companheiro Marcola”. Marcola é Marco Aurélio Santana Ribeiro, assessor do PT e não o líder do PCC.