Coronavírus: Governo vai decretar estado de emergência

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
O governo federal vai decretar estado de emergência pelo surto de coronavírus, informou nesta segunda-feira (3) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

A medida, que acontece mesmo sem o país ter um caso confirmado da doença, vai facilitar o processo de repatriamento de brasileiros que estão na cidade de Wuhan, na China, epicentro do surto de coronavírus. O estado de emergência permite que o governo realize despesas sem precisar fazer licitações.

“Sem o estado de emergência eu não consigo ter medidas de agilidade para lidar com uma situação dessa”, disse o ministro da Saúde. “O estado de emergência vai servir inclusive para viabilizar essa operação de repatriamento que vai ter custos não previstos”, completou.

LEIA TAMBÉM:
Saiba tudo sobre o coronavírus

Coronavírus: Sobe para 361 número de mortes na China

Coronavírus: Bolsonaro recua e governo vai repatriar brasileiros que estão na China

Economia

Segundo Mandetta, o estado de emergência será decretado ainda nesta segunda feira através de uma portaria do Ministério da Saúde.

Nenhum caso foi confirmado no Brasil
Nenhum caso de coronavírus foi confirmado no Brasil. Há, porém, 16 suspeitos de estarem infectados com a doença. Segundo o Ministério da Saúde, os pacientes são de São Paulo (8), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (2), Ceará e Rio de Janeiro (1).