Frente Parlamentar de Enfrentamento do HIV/AIDS repudia fala de Bolsonaro

A Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV/AIDS e Hepatites Virais no Congresso Nacional publicou uma nota de repudio contra a declaração desrespeitosa do presidente Bolsonaro que disse: “Uma pessoa com HIV é uma despesa para todos aqui no Brasil”.

A declaração foi dada em entrevista na manhã desta quarta-feira (5) em Brasília.

LEIA TAMBÉM: Para Bolsoanro, pessoa com HIV é despesa e a culpa é do PT; assista

NOTA DE REPÚDIO

A Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV/AIDS e Hepatites Virais no Congresso Nacional repudia com veemência a declaração desrespeitosa do presidente Jair Bolsonaro contra as pessoas vivendo com HIV/Aids no país, onde afirmou: “Uma pessoa com HIV é uma despesa para todos aqui no Brasil”.

O presidente Bolsonaro mais uma vez escolhe mentir e, ainda, revela preconceito tentando estigmar as políticas públicas aplicadas nos últimos anos, preconizadas por órgãos multilaterais e reconhecidas mundialmente no combate ao HIV.

Economia

Bolsonaro demonstra, também, profundo desrespeito contra a população brasileira e com a história da ciência no país, desenvolvida de forma eficiente e precisa por milhares de pesquisadores e servidores públicos da área. Mas, Bolsonaro prefere implantar e incentivar ações não comprovadas cientificamente, que já demostraram não estabelecer resultados efetivos, indo, mais uma vez, na contramão do mundo.

O preconceito, a mentira, o estímulo à ignorância, a segregação e estigmatização por parte do chefe do Poder Executivo não pode ser tolerada, pois ofende a dignidade da pessoa humana, avilta milhares de cidadãos e cidadãs brasileiros e aprofunda, ainda mais, a tragédia do nosso tempo.

O estigma pode levar a morte, e estudos realizados pela UNAIDS Brasil demonstra que mais de 64% das pessoas entrevistadas e que vivem com HIV já sofreram alguma discriminação. Por isso a agência da ONU criou a campanha “ZERO DISCRIMINAÇÃO”. E é preocupante que ela seja realizada pelo próprio chefe do poder executivo.

Deputado Alexandre Padilha (PT-SP)
Presidente

Alexandre Frota (PSDB – SP)
Deputado Camilo Capiberibe (PSB – AP)
Deputado Chico D Ângelo (PDT –RJ)
Deputada Erika Kokay (PT – DF)
Deputada Fernanda Melchiona (Psol – RS)
Coordenadores