FUP reafirma continuidade da greve dos petroleiros

Em mais uma decisão monocrática, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra, decretou a ilegalidade da greve dos petroleiros. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos irão recorrer da decisão. A orientação é que os petroleiros mantenham a greve e sigam as recomendações dos sindicatos em relação às tentativas de intimidação e assédio dos gestores da Petrobras.

As entidades lembram que na greve de novembro do ano passado, quando o ministro Ives Gandra decidiu isoladamente definir como ilegal a greve dos petroleiros, ele foi derrotado por seus pares na Seção de Dissídio Coletivo (SDC) do TST.

LEIA TAMBÉM:
TST considera greve ilegal e Petrobras ameaça demitir trabalhadores

Petroleiros farão ato no centro do Rio de Janeiro nesta terça-feira

MP do Contrato Verde e Amarelo promove o trabalho informal, critica Paulo Paim

Na atual greve, Ives Gandra é novamente relator do processo de dissídio coletivo, e, mais uma vez, decidiu monocraticamente pela ilegalidade do movimento. Para isso, utilizou como fundamento o resultado de uma medida cautelar que a Petrobras ajuizou em seu favor.

Economia

Para o diretor da FUP, Deyvid Bacelar, o ministro poderia ter pautado a greve dos petroleiros na sessão desta segunda (17) da SDC ou aguardar o julgamento designado para o dia 09 de março. “O mínimo que se esperava era que o ministro Ives Gandra respeitasse a decisão anterior de seus pares na SDC, o que não ocorreu”, contesta.

A greve entra nesta terça-feira em seu 18º dia, com 21 mil trabalhadores mobilizados em mais de 120 unidades do Sistema Petrobras. Para a FUP e seus sindicatos, a força do movimento paredista está na unidade da categoria petroleira e na resistência aos desmandos da gestão Castello Branco.

Os petroleiros informam que qualquer decisão sobre a greve será deliberada coletivamente em assembleias, previamente convocadas pela FUP e seus sindicatos, após deliberação das entidades e publicação de edital específico.

Com informações da FUP.