Médica de São Paulo detona Mandetta, o ‘coveiro do SUS’, e viraliza


Marina Cau Ucella, médica residente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, fez uma declaração indignada na última sexta-feira (20) que viralizou nas redes sociais. No texto, ela critica o discurso do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no qual convoca todos os médicos para atuar no combate à pandemia do coronavírus.

Marina, na “carta aberta ao ministro da Saúde” que fez no Instagram, diz que o governo tratava a “pandemia com descaso” e que o “presidente é um vetor não apenas do vírus, mas de mentiras”. Além disso, a médica critica o “sucateamento do SUS, o cortes de bolsas para a Ciência e a redução de verbas para a Saúde como um todo”.

“Agradeço o “convite”, mas saiba que este é desnecessário, pois aonde quer que eu olhe, só enxergo colegas meus prontos e dispostos a enfrentar essa “guerra”. Não pretendemos desertar. Saiba que seremos, sim, linha de frente… Não sairemos de nossas casas por um governo que tratava da pandemia com descaso ou por um presidente que é vetor não apenas de vírus, mas de mentiras. Nem mesmo por políticas de sucateamento do SUS, de diminuição de investimento, de corte de bolsas para ciência e pesquisa, de redução de verbas para a Saúde como um todo”, escreveu.

Marina Ucella também criticou indignada a falta de equipamentos de segurança para os profissionais de saúde nos hospitais que vão cuidar das vítimas do coronavírus.

LEIA TAMBÉM:

Economia

URGENTE: ministro da Saúde confirma 25 mortes pelo coronavírus no Brasil; assista

“Convoco as autoridades de todas as esferas, sobretudo o senhor, ministro, a tomar atitudes enfáticas para diminuir a circulação nacional do vírus, imediatamente. Convoco hospitais a garantirem EPI a todos os profissionais de saúde, para que eu e meus amigos não tenhamos que comprá-los do nosso próprio bolso, por medo de acabarem e ficarmos expostos”, disse. “Ao presidente, convoco que se cale, caso pretenda continuar a governas com estupidez e ignorância. E que nos deixe trabalhar em paz”, apontou no texto.