PT cobra do TSE e PGR investigação sobre acusações de Bolsonaro contra Justiça Eleitoral

O Partido dos Trabalhadores e as bancadas da agremiação na Câmara e no Senado protocolaram nesta terça-feira (10) representação no Tribunal Superior Eleitoral e na Procuradoria-Geral da República cobrando providências legais contra o presidente Jair Bolsonaro por sua declaração de que teria havido fraude nas eleições presidenciais de 2018.

Na petição ao TSE, é pedida instauração de processo administrativo e, caso verificada a improcedência das acusações de Bolsonaro, sejam tomadas “ações necessárias” contra o presidente da República “por crime de responsabilidade”, o que pode abrir caminho para abertura de um processo de impeachment.

LEIA TAMBÉM:
Bolsonaro afirma que houve fraude na eleição presidencial de 2018

Lula mostra prova de que Bolsonaro cometeu fraude na eleição de 2018

Em nota, TSE responde Bolsonaro sobre fraude eleitoral em 2018

As representações são assinadas pela presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e os líderes do partido na Câmara, Enio Verri (PR), e no Senado, Rogério Carvalho (SE). Eles afirmam que a acusação de Bolsonaro coloca em dúvida tanto o TSE como a lisura do processo eleitoral. O TSE deve apurar todos os fatos ilegais acerca de fraude eleitoral atribuídos pelo presidente da República, afirmam.

Economia

À Procuradoria-Geral da República (PGR), os petistas solicitam a abertura de um inquérito policial para apurar os fatos e sugerem que Bolsonaro seja ouvido para ratificar suas declarações e apresente provas sobre as supostas fraudes mencionadas por ele. Os parlamentares solicitaram à PGR que no mesmo processo seja ouvido o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência Gustavo Bebbiano, que em 2018 foi coordenador da campanha de Bolsonaro.

Responsabilização
“Não se pode admitir ou sequer pressupor que se trata de simples e direta leviandade promovida pelo presidente da República, porque isso atenta contra a própria instituição da Justiça Eleitoral e a democracia, caso contrário, nos parece caracterizar conduta passível de responsabilização”, argumentam Gleisi, Enio Verri e Rogério Carvalho.

Eles sugerem que Bolsonaro manipula o “medo coletivo”, para atacar a confiabilidade no sistema eleitoral, constituindo “uma conhecida tática de política fascista que não traz resposta aos problemas diários da população, cujo fim é obter ilegítimo poder político, uma vez que contraria regras democráticas”.

Como o sistema de urnas eletrônicas foi auditado à época das eleições e em nenhum momento Bolsonaro – que já fora eleito deputado por mais de vinte anos consecutivos com o uso de urnas eletrônicas – não o questionou em nenhum momento, para os petistas as acusações do presidente, sem apresentar provas, “parecem caracterizar conduta passível de responsabilização”.

As informações são do PT na Câmara.