Ratinho foi o único do Sul a não assinar a Carta em Defesa da Democracia

A APP-Sindicato, entidade que representa os educadores do Paraná, lembrou que Ratinho Junior (PSD) foi o único governador do Sul do Brasil que se recusou a assinar a “Carta Aberta em defesa da Democracia”, do Fórum Nacional de Governadores.

O documento assinado por 20 governadores foi publicado para defender a democracia nacional que vem sendo constantemente atacada por quem deveria ser seu principal defensor, o presidente Bolsonaro.

Ao contrário do silêncio de Ratinho, entidades, autoridades e lideranças de todo país se posicionaram em defesa da democracia.

Para o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, a omissão do governador paranaense demonstra seu alinhamento com o programa do governo federal.

“É uma política autoritária, de ameaças, de destruição dos direitos da maioria da população e dos servidores públicos. É uma afronta, um retrocesso, às conquistas do povo asseguradas pela Constituição de 88”, comentou.

“É assustador ver manifestações pela volta do regime militar, após 30 anos de democracia. Defender a Constituição e as instituições democráticas faz parte do meu papel e do meu dever”, ressaltou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Roberto Barroso, que também citou Martin Luther King: “Pior do que o grito dos maus é o silêncio dos bons.”

Economia

LEIA TAMBÉM
Tosse seca de Bolsonaro preocupa manifestantes em Brasília; assista

Basta! Chega! Fora Bolsonaro!

Centrais sindicais condenam escalada golpista de Bolsonaro

Segundo a APP, essa não é a primeira vez que o governador do Paraná fica calado diante dos ataques de Bolsonaro à democracia.

Ratinho também se recusou a assinar outra carta dos governadores, divulgada em fevereiro, em resposta às declarações do presidente acusando o governo da Bahia pela morte do miliciano Adriano Nóbrega e por tentar impor uma política tributária sem respeitar o pacto federativo.

Adriano Nóbrega tinha boa relação com a família Bolsonaro. A mãe e a mulher dele foram empregadas no gabinete do deputado Flávio Bolsonaro, de que também recebeu homenagens na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

“Recentes declarações do presidente da República Jair Bolsonaro confrontando Governadores, ora envolvendo a necessidade de reforma tributária, sem expressamente abordar o tema, mas apenas desafiando Governadores a reduzir impostos vitais para a sobrevivência dos Estados, ora se antecipando a investigações policiais para atribuir fatos graves à conduta das polícias e de seus Governadores, não contribuem para a evolução da democracia no Brasil”, diz a carta.

Leia a íntegra do documento:

FÓRUM NACIONAL DE GOVERNADORES

CARTA ABERTA À SOCIEDADE BRASILEIRA EM DEFESA DA DEMOCRACIA

O Fórum Nacional de Governadores manifesta apoio ao Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e ao Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, diante das declarações do Presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a postura dos dois líderes do parlamento brasileiro, afrontando princípios democráticos que fundamentam nossa nação.

Nesse momento em que o mundo vive uma das suas maiores crises, temos testemunhado o empenho com que os presidentes do Senado e da Câmara têm se conduzido, dedicando especial atenção às necessidades dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios brasileiros. Ambos demonstram estar cientes de que é nessas instâncias que se dá a mais dura luta contra nosso inimigo comum, o coronavírus, e onde, portanto, precisam ser concentrados os maiores esforços de socorro federativo.

Nossa ação nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios tem sido pautada pelos indicativos da ciência, por orientações de profissionais da saúde e pela experiência de países que já enfrentaram etapas mais duras da pandemia, buscando, neste caso, evitar escolhas malsucedidas e seguir as exitosas.

Não julgamos haver conflitos inconciliáveis entre a salvaguarda da saúde da população e a proteção da economia nacional, ainda que os momentos para agir mais diretamente em defesa de uma e de outra possam ser distintos.

Consideramos fundamental superar nossas eventuais diferenças através do esforço do diálogo democrático e desprovido de vaidades.

A saúde e a vida do povo brasileiro devem estar muito acima de interesses políticos, em especial nesse momento de crise.

Assinam a Carta:

RENAN FILHO – Governador do Estado de Alagoas
WALDEZ GÓES – Governador do Estado do Amapá
RUI COSTA – Governador do Estado da Bahia
CAMILO SANTANA – Governador do Estado do Ceará
RENATO CASAGRANDE – Governador do Estado do Espírito Santo
RONALDO CAIADO – Governador do Estado de Goiás
FLÁVIO DINO – Governador do Estado do Maranhão
MAURO MENDES – Governador do Estado de Mato Grosso
REINALDO AZAMBUJA – Governador do Estado de Mato Grosso do Sul
HELDER BARBALHO – Governador do Estado do Pará
JOÃO AZEVÊDO – Governador do Estado da Paraíba
PAULO CÂMARA – Governador do Estado de Pernambuco
WELLINGTON DIAS – Governador do Estado do Piauí
WILSON WITZEL – Governador do Estado do Rio de Janeiro
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Estado do Rio Grande do Norte
EDUARDO LEITE – Governador do Estado do Rio Grande do Sul
CARLOS MOISÉS – Governador do Estado de Santa Catarina
JOÃO DORIA – Governador do Estado de São Paulo

Brasília, 18 de abril de 2020.

Com informações da APP-Sindicato.