Bolsonaro ‘cava’ o próprio impeachment, diz Financial Times

O jornal britânico “Financial Times” publicou nesta terça-feira (28) um editorial que faz uma análise dos últimos acontecimentos políticos que afetaram o governo do presidente Jair Bolsonaro. O artigo, intitulado “A autodestruição do ‘Trump Tropical'”, comenta sobre as recentes demissões dos ministros Moro e Mandetta e a postura do presidente em meio à pandemia do novo coronavírus.

Para o jornal especializado em economia, Bolsonaro está “justificando seu impeachment sozinho”.Bolsonaro é “apaixonado por teorias da conspiração e “acusa repetidamente os oponentes de conspirar para derrubá-lo”. A publicação diz ainda que “a realidade é que o presidente do Brasil está justificando seu impeachment sozinho”.

LEIA TAMBÉM:

Jaques Wagner propõe estatização da Embraer

Eduardo Bolsonaro é intimado em processo da família de D. Marisa Letícia

Governo Bolsonaro ainda não pagou auxílio emergencial para 30 milhões

Economia

Ao analisar as acusações de Moro contra Bolsonaro – especialmente a de que o presidente tenta interferir na Polícia Federal -, o FT afirma que “os brasileiros suspeitam que as manobras de Bolsonaro visavam proteger seus filhos poderosos de processos em investigações que cobriam financiamento ilegal de campanhas e vínculos com paramilitares”.

O editorial afirma também que o presidente “apostou cada vez mais em negar a seriedade do coronavírus” e aponta que o Brasil testou poucas pessoas para a doença e que, portanto, os “números oficiais [de casos] não são confiáveis”. Além disso, o pico da doença está por vir, mas “o sistema público de saúde já está com dificuldades”.