Cientistas calculam que número de infectados por Coronavírus é 15x maior que o oficial

Cientistas e estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Brasília (UnB), entre outros, calculam que o número de casos de infecção pelo novo coronavírus no Brasil supera 313 mil pessoas.

Esse número é 15 vezes maior que o oficial, que estva em 20.727 segundo o ministério da Saúde apontou no dia 11 de abril, data que serviu de base para o cálculo.

A estimativa consta no Portal Covid-19 Brasil desenvolvido pelos pesquisadores. A explicação é que o Brasil está realizando poucos testes, por isso o número de casos confirmados é tão pequeno.

O grupo, que tem acertado as projeções sobre a doença desde o início da epidemia, também projeta as estimativas de ocupação dos leitos de emergência e de UTIs nos estados.

A primeira projeção detalhada, para o Distrito Federal, traça três cenários. Em todos, a situação é dramática.

“O modelo que trabalhamos considera que para os três cenários todos os leitos estão disponíveis no começo da epidemia. Mas, como segundo o próprio Ministério da Saúde informa, estamos em média com uma taxa de ocupação de 75%, e essas previsões podem ser mais dramáticas”; observa o especialista em modelagem computacional Domingos Alves, integrante do grupo e líder do Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP).

Economia

LEIA TAMBÉM
Covid-19: PT vai à Justiça contra o Véio da Havan

Manuela defende urgência para a taxação de grandes fortunas

CUT orienta trabalhadores a não aceitarem imposições durante a pandemia; assista

O caos na rede de saúde em São Paulo poderá acontecer ainda mais cedo do que nos demais estados.

A análise detalhada não foi realizada ainda para São Paulo, mas, devido ao número de infectados ser muito maior do que o notificado e ao fato de a população ter reduzido o engajamento às medidas de distanciamento social. Alves diz que o cenário é muito negativo.

“Se não houver medidas de distanciamento mais restritivas e o isolamento for reduzido, a cidade de São Paulo poderá ver o colapso de sua rede hospitalar já na próxima segunda-feira. Em Manaus, a rede já colapsou, a taxa de hospitalização está muito acima da capacidade de atendimento”;  afirma Alves.

Portanto, todos os estudos e evidências científicas apontam a previsão de que o pior da pandemia ainda está por vir, e que, se não forem feitos exames massivamente, corremos o risco de não saber o que realmente aconteceu.

Tudo aponta para a necessidade de mais isolamento e distanciamento social para que o sistema de saúde nacional, que já é deficitário, não entre em colapso.

Mas, com o presidente da República e seus apoiadores jogando contro, essa parece ser uma batalha que já está perdida.

Com informações do Globo