Bolsonaro entrega ao ‘Centrão’ fundo bilionário do MEC e desautoriza Weintraub

O presidente Jair Bolsonaro liberou o comando do bilionário Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao Progressistas (PP), partido que integra o bloco parlamentar conhecido como “Centrão”. Nesta segunda-feira (18), a decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A negociação faz parte do acerto do governo Bolsonaro com os parlamentares do Centrão para evitar a ameaça de um possível impeachemnt.

O ministro Abraham Weintraub tentou vetar a indicação ao Centrão – mas foi desautorizado pelo Planalto – que contradisse o discurso de Bolsonaro durante a campanha e fez o toma lá da cá em troca de apoio político.

A expectativa do Centrão é que o comando do fundo seja entregue nos próximos 10 dias. O nome do indicado do PP para o fundo já está com o Planalto. O fundo é alvo de cobiça de políticos por ser um órgão com orçamento bilionário, e com capilaridade nos municípios do país.

LEIA TAMBÉM:

Morreu o cantor e compositor João Lopes, o “Bicho do Paraná”

Economia

Mandetta desmente Bolsonaro e diz que cloroquina ‘mata’

Com Bolsonaro, pandemia virou ‘grande experimento genocida’, diz ex-ministro da Saúde

O FNDE é responsável pela construção e reformas de escolas, quadras, compra de material didático e de veículos para o transporte escolar nos municípios.

Com a entrega do fundo ao Centrão, Weintraub ficará esvaziado sem o poder de comandar o fundo bilionário. Além do fundo, cargos importantes em ministérios como a Saúde estão em negociação.

O ministro é um seguidor do jornalista e escritor Olavo de Carvalho.

*Com informações de O Globo