Bolsonaro proíbe entrada de estrangeiros no Brasil por 30 dias

Foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União uma portaria do governo federal fechando as fronteiras do Brasil por 30 dias, prazo que pode ser prorrogado.

Segundo a portaria “Fica restringida, pelo prazo de trinta dias, a entrada no País de estrangeiros de qualquer nacionalidade, por rodovias ou outros meios terrestres, por via aérea ou por transporte aquaviário.”

“O prazo de que trata o caput poderá ser prorrogado, caso necessário, conforme recomendação técnica e fundamentada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.”

“A restrição de que trata esta Portaria decorre de recomendação técnica e fundamentada da Anvisa por motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação do coronavírus SARS-CoV-2 (covid-19).”

As exceções são:

  • Imigrante com residência de caráter definitivo, por prazo determinado ou indeterminado, no
    território brasileiro;
  • Profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que
    devidamente identificado;
  • Passageiro em trânsito internacional, desde que não saia da área internacional do aeroporto
    e que o país de destino admita o seu ingresso;
  •  Funcionário estrangeiro acreditado junto ao Governo brasileiro; e estrangeiro;
  • Cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiro;
  • Cujo ingresso seja autorizado especificamente pelo Governo brasileiro em vista do interesse público ou por questões humanitárias; e
  • Portador de Registro Nacional Migratório.

Leia a íntegra da portaria aqui.

Economia

A medida seria até justificável há dois meses, mas agora que o país é um dos piores epicentros da pandemia parece ser meio tarde para isso.

Brasil tem 1001 novas mortes e 330 mil casos confirmados do Coronavírus em 22/05

O Brasil registrou 1.001 novas mortes, chegando ao total de 21.048 segundo o balanço diário do ministério da Saúde divulgado nesta sexta-feira (22).

O resultado representou um aumento de 4,9% em relação a ontem (21), quando foram contabilizados 20.047 mil falecimentos por Covid-19.

A letalidade (número de mortes por casos confirmados) ficou em 6,4%. Já a letalidade (número de mortes pela população) foi de 10.

Foram registradas 20.803 novas pessoas infectadas com o novo coronavírus, somando 330.890. O resultado marcou um acréscimo de 6,7% em relação a ontem, quando o número de pessoas infectadas estava em 310.087.

Do total de casos confirmados, 174.412 (52,7%) estão em acompanhamento e 135.430 (40,9%) foram recuperados. Há ainda 3.552 óbitos sendo analisados.

Resumo do balanço do ministério da Saúde:

  • 330.890 diagnosticados com COVID-19;
  • 174.412 em acompanhamento (52,7%);
  • 135.430 recuperados* (40,9%);
  • 21.048 óbitos (6,4%);
  • 1.001 óbitos registrados nas últimas 24 horas;
  • 3.552 óbitos em investigação;

As informações são da Agência Brasil.

Paraná Pesquisas: Bolsonaro é o maior responsável por mortes na pandemia

Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (22) aponta que, na opinião de 35,1% dos entrevistados o presidente Bolsonaro é o maior responsável pelas mortes por Covid-19 no Brasil.

Entre os dias 15 e 19, a Paraná Pesquisas perguntou a 2.258 brasileiros das 27 unidades da federação: “Em sua opinião, quem é o maior responsável pelas mortes causadas pelo coronavírus no Brasil?”

O resultado foi:

  • Bolsonaro:  35,1%
  • Governadores: 12,7%
  • População: 9,4%
  • Todos: 6%
  • STF: 5,6%
  • Prefeitos: 4,1%
  • A China: 4%
  • O Congresso: 3,2%
  • O vírus: 2,1%
  • Todos os políticos: 1,7%

Ou seja, Bolsonaro é o grande assassino e coveiro da Nação, com perdão aos profissionais dos cemitérios.

Leia a íntegra da pesquisa aqui.

José de Abreu rasga o verbo contra Bolsonaro; assista

O ator José de Abreu, em live com os petistas Paulo Pimenta e Wadih Damous rasgou o verbo esculhambando o presidente Bolsonaro, seus seguidores e até os bolsonaristas arrependidos.

O vídeo foi compartilhado pelo deputado Paulo Pimenta que escreveu:

“O DESABAFO DE UM BRASILEIRO: Assista ao trecho da Live do Canal da Resistência, no Youtube, onde o ator @zehdeabreu fala ao Deputado Paulo Pimenta e o ex-deputado Wadih Damous o sentimento de todos os brasileiros que defendem a democracia e se indignam com injustiças.”

José de Abreu não poupa a imprensa que agora se mostra assustado com os posicionamentos de Bolsonaro, mas que não trazem nada de novo, nada que ele tenha escondido durante seus diversos mandatos como deputado federal.

“Vão ter que ajoelhar no milho, vocês estão sim com as mãos sujas de sangue”, arremata ele.

URGENTE: Ministro Celso de Mello pede a apreensão dos telefones de Bolsonaro e Carluxo

O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, pediu para que o presidente preste depoimento e também pediu a apreensão dos telefones do presidente e de seu filho Carlos Bolsonaro.

Em despachos à PGR, o ministro afirmou que é dever jurídico do Estado promover a apuração da “autoria e da materialidade dos fatos delituosos narrados por ‘qualquer pessoa do povo’”.

“A indisponibilidade da pretensão investigatória do Estado impede, pois, que os órgãos públicos competentes ignorem aquilo que se aponta na “notitia criminis”, motivo pelo qual se torna imprescindível a apuração dos fatos delatados, quaisquer que possam ser as pessoas alegadamente envolvidas, ainda que se trate de alguém investido de autoridade na hierarquia da República, independentemente do Poder a que tal agente se ache vinculado”, escreveu o ministro.

Os despachos de Celso de Mello são no processo aberto para averiguar as denúncias do ex-ministro Sérgio Moro contra Bolsonaro de ingerência na Polícia Federal.

Celso de Mello é relator do inquérito proposto pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, que investiga os fatos narrados por Moro. Agora cabe manifestação da PGR e os eventuais despachos para prosseguimento das investigações.

Imagine-se o tipo de barbaridade que pode ser encontrada no telefone do Carluxo, por exemplo.

Crendiospai.

Com informações do G1.

Celso de Mello: ‘Autores de ameaça a juízes são bolsonaristas fascistóides’

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, afirmou nesta quinta-feira (21) que pessoas que têm enviado mensagens anônimas e com ameaças de morte juízes de tribunais de Brasília são “bolsonaristas fascistóides, além de covardes e ignorantes”.

O decano do STF não recebeu textos ameaçadores. Mas, questionado pela coluna sobre o teor das mensagens enviadas a outros juízes, afirmou ainda que seus autores “revelam, com tais ameaças, a sua face criminosa, própria de quem abomina a liberdade e ultraja os signos da democracia”, segundo informou a jornalista Mônica Bergamo na Folha de Sâo Paulo.

As mensagens enviadas a juízes, reveladas pelo jornal Correio Brasiliense, falam em “matar em legítima defesa”, pois será “decretado” um Estado de Sítio no Brasil sob o “comando do general Braga Netto”, ministro da Casa Civil do presidente Jair Bolsonaro.

LEIA TAMBÉM
Brasil tem 62,6% dos municípios com casos confirmados por Covid-19

Congresso cogita adiar eleição para 15 de novembro ou 6 de dezembro

Fora Bolsonaro: Pedido de impeachment ‘polariza’ redes sociais

Braga Netto pediu investigação sobre os textos enviados aos magistrados.

Celso de Mello é o relator do inquérito que investiga as declarações do ex-ministro Sergio Moro, da Justiça, sobre suposta tentativa de Jair Bolsonaro de interferir na Polícia Federal e nessa sexta (22), ele deve divulgar se levanta ou não o sigilo do vídeo da reunião ministerial entre ambos.