Lula pede em encontro progressista que América Latina busque independência [Vídeo]

  • Petista discursou virtualmente para líderes de esquerda ibero-americanos

O ex-presidente Lula participou da 5ª reunião do Grupo de Puebla, um fórum político e acadêmico ibero-americano criado em 2019.

Lula discursou virtualmente nesta sexta-feira (29) quando o petista disse que “a América Latina precisa definitivamente encontrar o seu caminho”.

“Nós não podemos ficar entre a grandeza americana e a chinesa, na nossa pequenez. Temos que ter independência”, afirmou. Lula também demonstrou ceticismo quanto ao governo de Joe Biden nos Estados Unidos, ressaltando que “Obama fez belos discursos e pouca coisa andou” e que o novo presidente “fala de tudo o que qualquer um de nós falaria”.

A ex-presidenta Dilma Rousseff também participou do encontro do Grupo de Puebla, cujo fórum político e acadêmico Ibero-Americano conta com 49 líderes de 15 países.

Dilma Rousseff, por sua vez, enfatizou em sua participação que “o neoliberalismo é responsável pela forma não equânime (da distribuição de riquezas), afetando pobres, negros, mulheres e indígenas”. No Brasil, em particular, ela acredita que “a democracia está totalmente corroída”.

A ex-presidenta também declarou que o grupo não deve classificar como “golpes brandos” os processos que levaram à sua queda, em 2016, à do paraguaio Fernando Lugo, em 2012, e à do boliviano Evo Morales, em 2019. “O fato de o golpe não ser com tanque nas ruas não significa brandura nenhuma”.

Economia

Além de Lula e Dilma, participam da reunião outros nove ex-presidentes – entre eles, Rafael Correa, Ernesto Samper, Leonel Fernández, Fernando Lugo e José Luis Rodríguez Zapatero – e 50 figuras de liderança na América Latina.

O encontro, intitulado “América Latina Mudou”, debateu um manifesto progressista, documento organizado pelos fundadores do Grupo de Puebla e pelo braço acadêmico do fórum, que está em construção.

Assista ao vídeo com a fala de Lula: